Turismo

Timbó desenvolve atividades turísticas desde 1997, quando foi criado o Departamento de Turismo. Desde então, o município vem trabalhando o setor, buscando subsídios junto aos órgãos federais e estaduais, parcerias com a iniciativa privada e programas de conscientização da comunidade.

Em 2002, a cidade recebeu o “Selo Ouro” nacional da Embratur, como destaque pelo seu Plano Municipal de Turismo. Timbó foi a segunda cidade brasileira a desenvolver o planejamento turístico, dentro do Plano Nacional de Municipalização do Turismo através do Conselho Municipal de Turismo.

No documento estão presentes o perfil sócio-econômico-cultural do município e os 10 programas para o progresso do setor, a serem executados até 2010.
Os resultados podem ser medidos em números e ações. A cidade recebe anualmente, em sua rede hoteleira, cerca de 13 mil turistas (por motivos de negócios, eventos e lazer) e vem ampliando as instalações para dobrar o número de leitos (atualmente cerca de 500).

A cervejaria local ampliou sua produção para atender a demanda turística. Novas empresas de turismo de aventura estão surgindo e os restaurantes e bares investem na diversificação e qualificação de seus serviços. Através do Programa do Artesanato Brasileiro foram criadas duas associações de artesãos e várias lojas.

Não é por acaso que Timbó foi reconhecido como “Município Turístico”, através da Embratur. “A cidade se destaca pela qualidade de vida em todas as idades. Foi privilegiada pela natureza com cenários e paisagens ímpares. Tem um povo hospitaleiro e acolhedor, que sabe preservar a elegância e a beleza da vida urbana e rural. Transpira cultura e tradições, conserva sua arquitetura, resgata sua história através da música, da dança, de museus e do artesanato. Com tantos apelos e o interesse cada vez maior das pessoas por locais com estas características, o turismo em Timbó segue promovendo sua revolução silenciosa”.

 

Patrocínio

 

 
 
 
 
 
 
 
© 1997/2006 - Timbó - Santa Catarina - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento: E-FIEDLER.COM